DisfunçãoTemporomandibular (DTM): o que é? Quais são os sinais e sintomas mais prevalentes? Quais os tipos mais comuns de DTM? Fatores de risco? Onde procurar tratamento?

O que é Disfunção Temporomandibular (DTM)?

É um conjunto de sinais e sintomas que acometem a articulação temporomandibular que podem provocar dor e limitações nas atividades funcionais do sistema mastigatório como falar, mastigar, bocejar, beijar, escovar os dentes.

Quais os tipos mais comuns de DTM?

Os tipos mais comuns de DTM são: disfunções dos músculos mastigatórios (dores musculares), deslocamentos do disco, subluxação, cefaléia (dor de cabeça) atribuído a DTM e doença articular degenerativa.

atm

Quais são os sinais e sintomas mais prevalentes?

Os sinais e sintomas mais frequentes são: limitações de abertura e fechamento da boca, estalido e/ou crepitação na articulação, dores nos músculos mastigatórios e/ou ATM (articulação temporomandibular), dor referida na cabeça e ouvido, sintomas otológicos como zumbido, plenitude auricular (sensação de ouvido cheio) e vertigem.

Quais os fatores de risco?

A causa da DTM é complexa e é considerada multifatorial, vários fatores de risco parecem predispor, precipitar ou prolongar a DTM. Estes podem incluir por exemplo: fatores oclusais, fatores hormonais, macrotraumas, parafunções (apertamento dentário), condições sistêmicas (desordens reumáticas, infecciosas), e fatores psicossociais (exposição ao estresse, enfrentamento da dor, e emoções).

Onde procurar tratamento?

O tratamento é multidisciplinar sempre quando possível entre Fisioterapeutas, Dentistas especializados em DTM, dentre outros profissionais. O fisioterapeuta é o profissional de primeiro contato independentemente de encaminhamento médico. O objetivo é tentar encontrar as causas da incapacidade funcional e quais estruturas estão colaborando com o quadro clínico do paciente relacionado a DTM, e oferecer um tratamento para reestabelecimento da função e orientações adequadas através do Diagnóstico Fisioterapêutico, além de auxiliar na identificação de condições que devem ser referenciadas a outros profissionais, objetivando uma abordagem multidisciplinar (em conjunto com outros profissionais).

Fisioterapeuta Dr. Ludimila Medeiros Crefito 4 200869

Email: ludimilafisioterapeuta@gmail.com