Você sabia????
Que o tênis pode influenciar o seu desempenho, além de auxiliar na prevenção de lesão.
Estudos sugerem que a pronação excessiva e/ou grandes forças de impacto no contato do pé com o solo são fatores contribuintes para as lesões na corrida.
Estes 3 fatores são importantes para a prescrição do tênis ideal.
- Visando a PREVENÇÃO, algumas características específicas no tênis como por exemplo, rigidez da entressola pode contribuir para movimento mais adequado, ao controlar a pronação.
O amortecimento também é importante por amenizar o impacto, principalmente em indivíduos com padrão de pisada do tipo supinada, já que neste caso, o pé é considerado mais rígido.
- Outro fator a ser considerado é o CONFORTO do tênis, caracterizado pelo formato e ventilação adequada.
- E por fim, o DESEMPENHO é influenciado pelo peso do calçado e pela possibilidade de controlar movimento, minimizando a perda de energia. (Nigg et al., 2000).
No seu caso, você sabe o que realmente precisa?
Amortecimento adicional, controle de movimento ou será que você tem um padrão de movimento adequado além de boa capacidade muscular para usar o tênis minimalista (tênis que simula a pisada mais natural). Para ser mais assertivo na aquisição de um tênis, é aconselhável procurar um profissional especialista para fazer Avaliação Fisioterapêutica específica da pisada, além da análise biomecânica da marcha e corrida. Entre em contato Telefone 2573-2225 e esclareça as suas duvidas com a Fisioterapeuta Andressa.