DOR NOS PÉS

O que pode ser e como tratar?

Dificuldade de apoiar o pé no chão e dor na sola do pé durante a caminhada e/ou corrida são alguns sinais de sobrecarga em tecidos e articulações desta estrutura. Uma das disfunções mais comum encontrada na população, é conhecida como fascite plantar que pode ser causada por posição ou movimento inadequado dos pés durante a marcha e a corrida e repercute em tensionamento excessivo da fáscia plantar. Esta é uma aponeurose (tecido que recobre a musculatura) da planta do pé que se estende do calcâneo aos dedos e ajuda a manter o arco plantar.(Schwartz et al.,2014)

pe

O que devo fazer?

O tratamento precoce é o mais recomendado por ser uma lesão de recuperação mais lenta. Sendo assim, o primeiro passo é procurar um Fisioterapeuta para que seja realizada uma avaliação detalhada, incluindo análise biomecânica da marcha e corrida (se, corredor), testes de desequilíbrios musculares (força, rigidez e flexibilidade) e mobilidade além de medidas específicas do posicionamento do pé. Esta avaliação determina a conduta ideal.

Entretanto, um das intervenções de sucesso para Fascite Plantar, pode ser a prescrição de palmilhas biomecânicas que favorecem o alinhamento e a função dos pés e membros inferiores, reduzindo o estresse nos tecidos. (Tahririan et al.,2012) As correções variam de acordo com a alteração de cada paciente sendo então uma prescrição individualizada e também precisa para se adaptar ao calçado de uso e contribuir para alívio dos sintomas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s