A próstata é uma glândula localizada na base da bexiga. Na próstata podem acontecer dois processos distintos. O primeiro é o crescimento benigno, chamado de hiperplasia, que acomete quase 90% dos homens após os 40 anos e que produz dificuldade para a eliminação da urina. O segundo é o câncer de próstata, que surge associado ou não ao crescimento benigno e que se manifesta quase sempre depois que os homens completam 50 anos.
A prostatectomia radical é o mais antigo e possivelmente o mais eficaz método de tratamento do câncer de próstata localizado. No entanto, essa operação pode causar muitas complicações, entre as quais a incontinência urinária. Em muitos pacientes, a incontinência melhora em alguns dias, semanas ou meses sem intervenção. Em uma pequena proporção de pacientes, isso não ocorre.
O tratamento da incontinência após a cirurgia depende do seu mecanismo, da sua importância e do tempo pós-cirúrgico. Podem ocorrer dois tipos de incontinência urinária:
-
Incontinência urinária de urgência: ocorre quando se tem uma vontade súbita (ou forte) de ir ao banheiro e antes de conseguir chegar ao banheiro acontece a perda de urina.
-
Incontinência urinária de esforço: acontece quando ocorre perda de urina em situações de esforço, por exemplo: tossir, espirrar, mudando de posição na cama, carregando peso, abaixando, dentre outras situações que geram aumento de pressão intra abdominal (pressão dentro da barriga)
O tratamento fisioterapêutico é a primeira opção nos casos de incontinência urinária. Aqui na Clínica Resolutiva contamos com uma profissional qualificada para te atender.
Agende sua avaliação
(31) 2573-2225