AMAMENTAÇÃO X ATIVIDADE FÍSICA
POSSO FAZER ATIVIDADE FÍSICA AMAMENTANDO?
Algumas dúvidas comuns entre as mulheres que estão amamentando e tem vontade de retornar as atividades físicas são: “Posso fazer atividade física e amamentar?” “Meu leite vai secar? ” “Minha filha (o) pode rejeitar o leite? ” “Meu leite vai ficar com gosto ruim?”
Para começar é importante falar que o organismo da mulher já se prepara para amamentação desde o início da gestação, lembrando que uma das funções do tecido adiposo (gordura) é servir como fonte de energia para a produção do leite materno nos primeiros meses após o parto.
Uma revisão sistemática da Cochrane, AMORIN A, et al 2013; mostrou que o exercício aeróbico especialmente o exercício moderado, não provoca diminuição do volume do leite, não altera a composição nutritiva do leite materno, nem gera impacto negativo no crescimento da criança.
Outra dúvida é sobre a produção do ácido lático e se este deixaria o leite com gosto ruim. Existem estudos mostrando que a concentração de ácido lático pode aumentar em exercícios vigorosos e de alta intensidade, mas não após exercícios moderados.
Em 2002, Wright KS, et al. Realizaram um estudo onde eles acompanharam 24 mulheres e observaram que mesmo em exercícios de moderados, ou mesmo de alta intensidade, durante a lactação, não interfere na aceitação do leite consumido 1 hora pós-exercício. Eles observaram que ocorreu um discreto aumento na concentração de ácido lático, apenas em exercício aeróbico intenso, porém 1 hora após o exercício a concentração de ácido lático retorna à normalidade.
Portanto minhas orientações para as mamães de plantão são:
- Amamente ANTES do exercício ou ESVAZIE a mama para armazenar leite;
- Amamentar PREFERENCIALMENTE de 30 a 60 minutos após o término do exercício;
- Manter hidratação (tomar muito líquido)
- Usar sutiã que EVITE compressão das mamas, com suporte adequado e com alças largas.
Qualquer dúvida podem entrar em contato:
(31) 2573-2225 – Clínica Resolutiva
Fisioterapeuta responsável: Rayane da Vitória
_____________________________________________________________________________________
– Revisão sistemática: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/14651858.CD005627.pub3/epdf
– Estudo de Wright (2002)
http://pediatrics.aappublications.org/content/109/4/585.long?sso=1&sso_redirect_count=1&nfsta
tus=401&nftoken=00000000-0000-0000-0000-000000000000&nfstatusdescription=ERROR%3a+No+local+token
– Livro AndréaLemos: Fisioterapia Obstétrica Baseada em Evidências