Tem sido crescente a procura do Método Pilates pela população, principalmente através de orientação médica.
De acordo com a Associação Brasileira de Pilates, o Pilates é um Método de condicionamento físico e mental, com exercícios de baixo esforço, de forma geral, usando diferentes aparelhos e equipamentos.
O que é Pilates?
O Pilates é um sistema de exercícios que associa diferentes conceitos e técnicas, com o objetivo de melhorar a flexibilidade, o condicionamento físico, a consciência corporal, o equilíbrio e a força muscular. O Método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).O Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros.
Os seis princípios do Pilates
Todo o Método está baseado em seis princípios: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.
Centro da Força: também conhecido como “Power House”, são os músculos responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. Quando você realiza o fortalecimento desta musculatura, você proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético.
Concentração: conforme Joseph Pilates, a mente guia o corpo, por isso, é importante ter atenção a todas as partes do corpo, para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível.
Controle: o melhor recrutamento da musculatura desejada, garante ao corpo um padrão suave e harmônico de movimento.
Fluidez: responsável por ajudar na leveza dos movimentos, permitindo a utilização apenas da energia necessária para o movimento, sem desperdício.
Precisão: este princípio diz respeito ao refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos num movimento, sem gasto desnecessário de energia a partir de contrações inadequadas, sejam elas exageradas ou deficientes.
Respiração: a respiração deve ser sempre coordenada com o movimento para que os movimentos possam trazer todos os benefícios proposto pelo Método.
Sendo assim, o Pilates é um Método composto por movimentos que trazem diversos benefícios para o ser humano, independentemente da fase de vida em que ela está passando.