As quedas são frequentes na terceira idade e podem ter consequências graves na saúde do idoso. Evitar quedas é um importante passo para alcançar a longevidade.
A Queda é um evento não intencional durante um movimento que é incapaz de ser corrigido. São frequentes em todas as etapas da vida, porém podem representar um problema de saúde mais sério e de relevante impacto social na vida dos idosos. As causas podem ser múltiplas e de difícil identificação, como por exemplo:
– Perda de equilíbrio postural;
– Fraqueza muscular;
– Sedentarismo;
– Comprometimento da acuidade visual;
– Condições do espaço físico em que vivem;
– Medicamentos de uso contínuo utilizados pelo paciente;
– Patologias como: Artrose, Osteoporose, labirintite
– Doenças cardíacas e neurológicas;
– Fatores externos como: Morar sozinho, calçado inadequado, ambiente mal iluminado, ambiente desorganizado, sofás e camas macias, tapetes soltos, entre outros;
A queda pode ser um evento sentinela, sinalizador do início do declínio da capacidade funcional, ou sintoma de uma nova doença. É um evento frequente e limitante, que pode ter como consequência:
– Fragilidade;
– Declínio de saúde,
– Perda de confiança e baixa autoestima,
– Isolamento social,
– Dependência de locomoção;
– Depressão
– Morte
O acompanhamento regular com um Fisioterapeuta é de grande importância, pois a partir de uma avaliação criteriosa, tanto da saúde do idoso quanto do ambiente em que ele vive, é possível identificar os variados fatores que poderão levar a uma queda. Após esta identificação, é possível estabelecer um plano de ação que contribui para uma melhor qualidade de vida e capacidade funcional, buscando uma vida longa e plena.
Texto feito pela Fisioterapeuta Teresa Castro
CREFITO 4/N 92680 F