Os efeitos da meditação na dor crônica

A grande maioria das pessoas já experimentou ou, certamente, experimentará dor em algum momento de suas vidas. Quando a dor é crônica, estendendo-se por longos períodos, ela pode não estar diretamente relacionada com uma lesão evidente e sim relacionada com as reações psicológicas e emocionais associadas à dor. Dessa forma, ela pode acarretar acentuada queda na qualidade de vida das pessoas, comprometendo o bem-estar físico, emocional e social, além de, desencadear comorbidades como ansiedade, depressão e insônia.
A complexidade dos mecanismos da dor crônica, exige uma abordagem multidisciplinar, combinando agentes farmacológicos com tratamentos fisioterapêuticos e intervenções psicológicas.
O crescente número de estudos clínicos bem controlados vem comprovando os efeitos benéficos da meditação sobre a saúde física e emocional.
A meditação apresenta efeitos sobre o sistema nervoso central (SNC), gerando uma redução na excitação do sistema nervoso simpático e sobre o sistema nervoso parassimpático resultando em melhoras nas respostas inflamatórias, bem como, nas funções neuroendócrinas e metabólicas. Como consequência, ocorre melhora no sono, no humor e na energia física, além de reduzir o risco de depressão e de declínio cognitivo.

Fontes de pesquisa:
MEDITAÇÃO: Novas Perspectivas Terapêuticas Para Controle Da Dor Crônica – DOI: http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2015.11.03.002
Estratégias de Mindfulness na abordagem do doente com dor crônica.

Fisioterapeuta responsável: TERESA CASTRO
Pós- graduada em Fisioterapia Gerontológica e atendimentos de Pilates e Yoga
📍CONSULTAS⬇
(31) 2573- 2225

WhatsApp Image 2020-03-13 at 21.25.31

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s