Qual elemento eu sou?

O cinco elementos são usados como método de tratamento e diagnóstico na medicina chinesa.

A medicina tradicional chinesa é baseada na observação da natureza e associações dessas com metáforas para constituição do indivíduo e de todos os fenômenos químicos, físicos, biológicos ou psicológicos.

De acordo com a teoria, fogo, água, metal, madeira e terra são fases de transformação, o mínimo ou o excesso deles em nós podem desequilibrar sua harmonia.

Por exemplo a alimentação rápida, pouca ou muita, excesso de trabalho, estresse constante, noites mal dormidas entre outras coisas que estão presentes no nosso dia-a-dia moderno.

Fogo

Tipo Fisico: Compleição avermelhada, corada, dentes largos, cabeças pequenas, pontiagudas, maioria das vezes com queixo pontiagudo, cabelos ondulados ou escassos, musculatura bem desenvolvida , mãos e pés relativamente pequenos, caminham se movendo todo.

Tratamento com moxaterapia

Personalidade: pensadores perspeicazes, são rápidos, energeticos e ativos, tentem a pensar muito e se preocupam muito, observão bastante e analisam profundamente as coisas

Emocional: são muito energeticos, riem muito, mas pelo oposto tem tendencia a depressão e ansiedade

Doenças ligadas ao desequilíbrio do Fogo: insônia, palpitações, euforia, ansiedade, depressão, taquicardia, labilidade emocional

Terra

Tipo Fisico: compleição amarelada, faces arredondadas, cabeças relativamente grandes, mandibulas largas, ombros e costas bonitas, abdomen largo, musculo da coxa e panturilha bem desenvolvido, camilnham com passos firmes

Personalidade: tranquilos, generosos, carater estavel, gostam de ajudar as pessoas, não são ambiciosos,

Emocional: são pessoas que se doam emocionalmente, tem tendencia a sentir culpa e vergonha

Doenças ligadas ao desequilíbrio da Terra: Alterações digestivas, distúrbios de nutrição, obesidade, anorexia, bulimia, prolapsos e ptoses de órgãos, hemorragias, edemas, alteração do paladar, caimbras, infecção urinária.

Tratamento com ventosas

Metal

Tipo Fisico: compleição pálida, faces quadradas, cabeças relativamentes pequenas, ombros e costas pequenas, abdomenes achatados e mão e pés pequenos. Possuem voz forte, movem-se rapidamente e tem poderes perspicazes de pensamento

Personalidade: honesta e justas, quietas e calmas, e capazes de ações decisivas quando necessario, possuem aptidão para liderança e administração.

Emocional: preocupação, tristeza e aflição

Doenças ligadas ao desequilíbrio de Metal: Doenças respiratórias (asma, pneumonia, dispnéia, enfisema, tuberculose, etc.), alterações olfativas, rinites, obstipação, depressão, doenças de pele, estase de líquidos corporais formando edemas e derrames, etc.

Água

Tipo Fisico: compleição escura, rugas, cabeça grande, faces e corpos arredondados, bochechas largas, ombros estreitos e pequenos, abdomen grande, tem coluna longa

Personalidade: Tem dificuldade de ficar parado, simpáticos, bons negociadores, e bons colegas de trabalho, são atentos e sensiveis.

Emocional: muito sensiveis, desejo sexual aflorado e tendência a sentir culpa

Doenças ligadas ao desequilibrio da água: esterilidade, incontinência urinária, dentes fracos, osteoporose, dor lombar e joelho, membros frios, zumbido baixo, falta de vontade, dificuldade de memória

Tratamento com agulhas

Madeira

Tipo físico: Cabeça pequena,, face alongada, ombros largos, costas eretas, corpo alto, musculoso e mãos e pés elegantes

Personalidade: inteligentes, mas tem pouca força fisica

Emocional: muito preocupados, frustração e raiva

Doenças ligadas ao desequilíbrio da Madeira: Alterações emocionais (irritação, ansiedade, estresse, depressão), vomitos, dor no estomago, cefaleia, irritação nos olhos, colicas menstruais, espasmos musculares, tendinites, caimbras, frustração, dificuldade de mudança entre outras.

Essas alterações podem levar a dores, fibromialgia,enxaquecas, infertilidade, cansaço extremos, crise de pânico e ansiedade, queda de cabelo e dentes, bruxismo, insônia além de várias outras alterações.

Como se senti? Hora de procurar um tratamento?

A acupuntura é capaz de harmonizar os cinco elementos fazendo que se flua normalmente a energia Qi, então restabelecendo a capacidade do corpo se curar.

Texto produzido por Aline Eleto – Fisioterapeuta Pós-graduada em Osteopatia estrutural e funcional, Medicina chinesa e Acupuntura; Certificada internacionalmente pelo Método McKenzie.