Blog

Ficar no celular muito tempo prejudica a coluna?

O uso frequente de celulares não é produtor da hérnia discal, mas pode influenciar na má postura. Ficar por muito tempo com a cabeça abaixada pode levar protrusão de cabeça (cabeça à frente do corpo). O risco de quem permanece muito tempo em má postura, sem um fortalecimento adequado da região, aumenta em 60% a chance de ter uma hérnia cervical¹.

Texto produzido pela Fisioterapeuta: Aline Eleto

FBEA1902-84D7-48AA-B28B-66F1E6BF1793

Referência bibliográfica: Juchul Cho, Eunsang Lee et al. Upper thoracic spine mobilization and mobility exercise versus upper cervical spine mobilization and stabilization exercise in individuals with forward head posture: a randomized clinical trial.BMC Musculoskeletal Disorders (2017)

Qualidade de Vida e Independência na Terceira Idade: Importante trabalho do Fisioterapeuta.

Com o avanço da idade e a deterioração que ocorre em diversos sistemas, as pessoas vão perdendo a autonomia para caminhar, agachar, carregar objetos mais pesados, ou até para o simples ato de se levantar. Como consequência aumentam o risco de quedas e, consequentemente, graves fraturas.

A Fisioterapia estuda, previne e trata os distúrbios do movimento, contribuindo para a manutenção das capacidades físicas, psicológicas e sociais dos idosos, ao melhorar sua capacidade funcional e favorecer uma maior autonomia nas atividades do dia a dia.

teresa

A Capacidade funcional é a capacidade de levar a vida de maneira independente no dia a dia, é ser capaz de realizar as tarefas básicas da vida diária, se locomover, tomar decisões, ou seja, levar uma vida normal, sem limitações (MARQUES, 2012).

O Fisioterapeuta, através do Pilates e outras ferramentas e técnicas, contribui para que o idoso melhore sua qualidade de vida e funcionalidade, obtenha benefícios para sua saúde física e mental, e desta forma, consiga ter um envelhecimento mais saudável e pleno.

Texto feito pela Fisioterapeuta Teresa Castro
CREFITO 4/N 92680 F

Estou grávida, posso fazer abdominais?

SIM, deve! A musculatura abdominal sofre um grande alongamento devido alterações hormonais e crescimento do útero. Além disto a musculatura abdominal é umas das estabilizadoras da região lombo-pélvica.

O fortalecimento pode ser feito da forma convencional? (Abdominal subindo o tronco?)

❌NÃO, este tipo de exercício não é muito indicado nesta fase.

Qual fortalecimento pode ser realizado?

✅Podemos realizar ativação de transverso abdominal, um músculo que abraça sua barriga por dentro.

✅Podemos fortalecer oblíquos abdominais que fazem a rotação do seu corpo, ou seja, gira seu tronco.

✅Existem VÁRIAS formas de fortalecer abdominais em gestantes sem provocar complicações

Lembrando que todo exercício só pode ser prescrito, APÓS uma avaliação INDIVIDUAL e com profissional capacitado com conhecimentos na área de Saúde da Mulher.

Rayane da Vitória
Fisioterapeuta na Saúde da Mulher
CREFITO 4 / 2412691548259590427

Dor nos joelhos: o que preciso saber?

É uma queixa muito comum que acomete tanto praticantes de atividade física quanto pessoas sedentárias e tem várias causas, sendo fundamental avaliar cada caso.
Os joelhos são influenciados pela posição e movimento dos pés e quadris. E por isso, é fundamental avaliar a perna como um todo e não se limitar aos tecidos e ossos que envolvem apenas o joelho.

Mais que avaliar as estruturas envolvidas, é extremamente importante analisar a situação ou o movimento que causa dor no joelho, como por exemplo a forma de correr e o jeito de subir e descer escadas.

A queixa que o paciente apresenta direciona o processo de avaliação, contribuindo para o diagnóstico Fisioterapêutico e consequentemente para o sucesso do tratamento.
Exames de imagem como raio X, ultra-som, tomografia e ressonância apenas complementam a avaliação e o tratamento não deve ser baseado nestes laudos e sim nas alterações e queixas que o paciente apresenta durante o momento da avaliação.
Independente da articulação ou tecido envolvido, procure um Fisioterapeuta qualificado. Vale deixar claro que não é necessário encaminhamento médico para consultar e tratar com o Fisioterapeuta!

Texto feito pela Fisoterapeuta Andressa Shayanna

1548856413326

O que e como o Fisioterapeuta avalia pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM)?

Normalmente os pacientes com disfunção da ATM apresentam alterações musculares e ou articulares.

Essas alterações se manifestam como sintomas que pode ser dor nos músculos e /ou articulação e repercutir na função apresentando limitação para abrir a boca, mastigar, falar, escovar os dentes, e até dores de cabeça que aumentam com a solicitação de atividade desta articulação.

1548256684388

 

Na consulta fisioterapêutica, será avaliado quais estruturas estão interferindo na função e as causas das alterações funcionais.

Além de identificar se existe interferências dessa articulação em outras disfunções, oferecer um tratamento para restabelecimento da função e orientações adequadas através do Diagnóstico Fisioterapêutico.

Tudo no sentido de minimizar e controlar essas alterações, além de auxiliar na identificação de condições que devem ser referenciadas a outros profissionais.

Agende uma consulta, ficarei feliz em ajudar você.

(31) 2573-2225

Dra Ludimila Mdeiros

Fisioterapeuta Crefito 4 200869

Pós Graduada em Ortopedia

 

Pós parto

 

No pós parto, começa os cuidados  com o bebê e seu corpo está retornando ao que era antes da gravidez. Mas você também necessita de cuidados e orientações para facilitar o cuidado com o seu bebê.

Queremos ajudá-la a manter-se saudável e ativa, nosso objetivo é que você consiga amamentar, cuidar do bebê e da casa sem sentir dores ou desconfortos.

baby-2577550_1920

Realizamos avaliação da diástase abdominal e reabilitação do seu Abdome e  Assoalho Pélvico, que sofrem muitas alterações durante a gestação.

Fisioterapeuta responsável: Dr. Rayane da Vitória – CREFITO 4/N241269F

Fisioterapeuta é necessário somente para parto normal?

NÃO!!!

Infelizmente muitas pessoas pensam que nós Fisioterapeutas na Saúde da Mulher, só somos importantes para atender as mulheres que desejam ter o parto normal.

Mas quero contar para vocês que nosso trabalho é fundamental e preciso, independente do tipo de parto que a gestante terá.

Cuidamos da mulher de forma integral, avaliamos os músculos do assoalho pélvico com foco em prevenção e reabilitação, afinal de contas, durante 9 meses esse assoalho pélvico estará “suportando peso”.

Muitas gestantes também apresentam dores nas articulações pélvicas e coluna lombar, assim nosso olhar tem que ser ampliado para atender as demandas desta mulher.

O papel do Fisioterapeuta vai além do parto, nosso objetivo é construir  com nossa paciente, estratégias para que ela passe por essa fase da gestação de forma harmoniosa, sem dor, com qualidade de vida e principalmente que ela se sinta ACOLHIDA.

T️exto feito pela Fisioterapeuta: Rayane da Vitória, CREFITO 4 – 241269
Responsável pelos atendimento na área de Fisioterapia na Saúde da Mulher

pregnant-2640994_960_720

10 motivos para começar hoje o Pilates!!!

Quando você pratica Pilates, seu corpo e mente garantem diversos benefícios sendo alguns deles:

1.   Melhora a postura;

2.   Previne e recupera lesões

3.   Reduz o estresse e alivia as tensões

4.   Deixa a coluna mais forte e flexível

5.   Aumenta a coordenação e o equilíbrio

6.   Aumenta a alto-estima

7.   Ajuda no tratamento de diversas patologias

8.   Melhora a circulação sanguínea

9.   Aumenta a resistência física e mental

10.Colabora com uma boa noite de sono

pilates hoje

Por garantir tantos benefícios, o Pilates pode ser praticado por todas as pessoas, sendo elas crianças, idosos, gestante e pessoas com deficiência física. Mas lembre-se, cada paciente tem sua particularidade, por isso é fundamental e indispensável a realização de uma avaliação detalhada e individualizada para garantir os melhores resultados e a segurança do paciente.

Estalos quando abro a boca, dor quando mastigo e no ouvido. O que pode ser?

Pode ser na ATM (Articulação Temporomandibular)?

atm

Sintomas como dor nos músculos mastigatórios reproduzidos durante as atividades como mastigar alimentos, ruídos como se fosse um “click” ao abrir a boca, são sintomas comuns de pessoas que sofrem com disfunção da articulação temporomandibular. Pontos de tensão na musculatura mastigatória e problemas articulares podem referir dor no ouvido e isso pode confundir-se com problemas no ouvido por estar próximo da região.

Portanto, deve-se fazer uma avaliação criteriosa para o correto diagnóstico e assim traçar planos de tratamento efetivos para a melhora e controle desses sintomas.

Dra. Ludimila Medeiros Fisioterapeuta
Crefito 4 200869