Neurofuncional Adulto

A especialidade de Fisioterapia Neurofuncional atua nas sequelas de danos ao Sistema Nervoso. No adulto, os principais diagnósticos clínicos que são encaminhados para tratamento fisioterapêutico são Doença de Parkinson, Acidente Vascular Encefálico, Lesão Medular, Traumatismo Cranio Encefálico e Esclerose Múltipla. O Fisioterapeuta dessa área tem amplo conhecimento do Sistema Nervoso com um todo.

O foco do Fisioterapeuta nesses pacientes é nas disfunções estruturais do corpo, (como força muscular, amplitude de movimento, equilíbrio e coordenação motora), na realização das atividades do dia-a-dia (como marcha, transferências, cuidados pessoais e cuidados com a casa, etc.) e na participação social (como trabalhar, estudar, lazer, etc.).

Os estudos atuais mostram que o Sistema Nervoso tem capacidade de se readaptar após alguma lesão para aprender coisas novas ou reaprender novas formas de realizar determinada atividade. Isso acontece quando há estímulos ambientais adequados e motivação pessoal. Isso é chamado de neuroplasticidade, a maior aliada do Fisioterapeuta Neurofuncional.

Fisioterapia Neurofuncional - adulto