Pilates é para Todos

  • O que é Pilates?

 

O Pilates é um excelente ferramenta utilizada pelo Fisioterapeuta para reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo como um todo, tem como princípios a execução da técnica  e do trabalho  da respiração, concentração, flexibilidade, força muscular, consciência corporal e equilíbrio.

 

  • Qualquer pessoa pode fazer Pilates?

 

Sim, todos podem fazer Pilates exceto aquele que tem contra-indicação médica. Independente do nível de condicionamento  físico, desde que sejam respeitadas as características individuais.

Por isso é importante que antes de começar a prática do pilates, cada pessoa faça uma AVALIAÇÃO INDIVIDUAL com um Fisioterapeuta pois conhecimento aprofundado da situação de cada paciente assegura a eficácia e os bons resultados do método.

 

  • Que tipo de aparelho é utilizado para execução do Pilates?

 

Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios, ou em equipamentos, como o “Reformer”, o “Wall Unit”, o “Cadillac” e a “Chair”.

 

  • Quem sente dor nos pés, joelhos, quadril, coluna, ombros pode fazer Pilates?

 

Sim, o Pilates é um recurso utilizado pelo Fisioterapeuta como forma de tratamento para melhorar a força muscular, equilíbrio e consequentemente melhora das dores. O fisioterapeuta acompanhara e o tratará.

 

  • Quantas vezes na semana devo fazer Pilates?

 

O ideal é realizar de 2 a 3 vezes na semana para observar a progressão no tratamento, mas tudo será definido após realizar avaliação funcional musculoesquelética individual e as necessidades específicas de cada um.

 

  • Pilates emagrece?

 

O Pilates proporciona a perda calórica  de acordo com o consumo energético do exercício, mas o emagrecimento não é o objetivo principal do Pilates. Na Resolutiva os pacientes podem realizar atividades aeróbicas para seu condicionamento cardiovascular. 

 

  • Benefícios do Pilates

 

  • Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros;
  • Melhorar a postura;
  • Tonificar a musculatura profunda do abdômen;
  • Trabalhar a percepção do corpo e da mente;
  • Prevenir e recuperar lesões;
  • Reduzir o “stress” e aliviar as tensões;
  • Deixar sua coluna mais forte e flexível;
  • Melhorar a área de movimento das articulações;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Aumentar a coordenação e o equilíbrio;
  • Corrigir sobrecargas e alinhar os músculos;
  • Melhorar a mobilidade e a agilidade;
  • Complementar o seu treino esportivo;
  • Melhorar o visual de seu corpo e a sua auto-estima.